Vencendo o Quebrantamento

Muitas vezes, a vida traz-nos incidentes e situações que nos deixam vazios e quebrantados. Contudo, é possível ultrapassarmos o quebrantamento e desfrutarmos, de novo, a alegria de viver. Não será fácil, mas a sensação de quebrantamento que eu tenha hoje não tem que definir a minha vida para sempre.

Quando eu era jovem, a minha esposa e eu enfrentámos verdadeiras lutas, ao tentar ter o nosso segundo filho. A minha esposa sofreu dois abortos espontâneos e os médicos não tinham esperança de que viéssemos a ter outro bebé. Ambos nos sentimos verdadeiramente confusos e tristes. Ambos nos sentíamos como se a vida se tivesse partido toda e nos restassem apenas os pedaços.

Existem Poucas Respostas Fáceis

Muitas pessoas tentaram fazer o seu melhor para nos ajudar. Algumas ofereceram respostas "fáceis" que ainda nos deixaram pior do que antes. A resposta de que nós precisávamos não viria de pessoas bem-intencionadas, mas de Deus.

Nesses momentos de quebrantamento, Deus tornou-se real para nós. Ele falou-nos palavras de paz enquanto orávamos e lembrou-nos de que o seu único Filho, Jesus, veio para nos dar vida, vida abundante! A nossa situação ainda era difícil mas ao clamarmos por Jesus, Ele fez-nos sentir paz. Descobrimos uma nova esperança. Não foi fácil. Por vezes, voltávamos a cair nos velhos pensamentos de desespero mas, passado algum tempo, a esperança suplantava a nossa tristeza.

No nosso caso, Deus respondeu dando-nos esperança e também um menino saudável. Na verdade, tivemos quatro filhos em 5 anos! Muitas vezes, a minha mulher e eu temos falado acerca desses momentos de desespero. Ambos concordamos que, sem Jesus, poderíamos ter visto desaparecer tudo aquilo que amávamos! Jesus fez a diferença para nós trazendo-nos esperança e alegria, no meio do nosso quebrantamento e da nossa dor.

Deus Dá Esperança

Talvez se sinta desesperado(a) hoje por ter perdido o emprego. Talvez o seu casamento tenha terminado em divórcio. Talvez deseje tanto ter um filho mas ainda esteja à espera de resposta. Deus pode dar-lhe esperança tal como fez com a minha esposa e comigo. Tudo começa com um clamor a Deus pedindo ajuda, não apenas por causa do seu estado quebrantado mas buscando a nova vida que só Jesus pode dar.

Jesus sabe que nós vivemos num mundo danificado. Ele entende que às vezes fazemos coisas que ainda criam mais quebrantamento na nossa vida. Deus é perfeito e as coisas erradas que fazemos criam um problema no nosso relacionamento com Ele. Jesus resolveu esse problema ao dar a Sua vida por nós, na cruz. Ao ressuscitar, Ele proporcionou-nos o nosso perdão e deu-nos a esperança de uma vida melhor. Quando Lhe pedimos perdão, Ele dá-nos nova vida e esperança para o nosso dia-a-dia.

Tudo começa com uma oração:

"Querido Jesus
Peço-Te perdão pelas coisas erradas que tenho feito. Peço-te que me ajudes a vencer os meus sentimentos de desespero e que me dês uma nova vida. Decido hoje aceitar que me dês esperança e a promessa de um grande futuro contigo. Em nome de Jesus, Amém!"